terça-feira, 23 de agosto de 2016

DOS DISSABORES DE SE TER VIDA



Tem gente que tem grana sobrante coçando o bolso e corre para o divã do psicanalista quando as coisas não estão correndo nos trilhos, ou quando bate uma insegurança de qual caminho tomar, ou mesmo quando a alma deu uma diminuída e se escondeu no id e de lá não quer sair nem quando cutucada pelo ego.
Tem gente, e sempre me inclui nessa lista, que não precisa de psicanalista, sabe-se forte o suficiente e se autoanalisa, e se dá diagnóstico e diretrizes, se preciso até receitas.
O primeiro grupo é feliz e sabe disso, pois quando se deposita dores, anseios, baixa de imunidade do espírito, mazelas e afins, em ouvidos alheios, é como se entregássemos a carga ruim e saíssemos leves novamente.
Renascer, recomeçar tudo, fazer novas melecadas, ser tolo novamente, sorrir pra cara feia da vida, acertar os ponteiros e não brigar com o tempo, deixar escorrer a ansiedade no abismo do outro e fechar nosso próprio abismo. Isso é poder continuar e seguir amando os ferimentos e os feridores.
É direito afinal se consertar com o vazio pra poder se preencher de novo, e de novo, com erros fresquinhos, inéditos, nunca antes testados.
Mas o segundo grupo, no qual me incluo envergonhadamente, é feito de gente lerda, tonta, estranha, que “se acha” e no fundo não se encontra. E é essa gente que tem que aprender a dividir sim seus problemas, sua angústias, suas diferenças, suas desavenças, suas doenças - mesmo que sejam psicossomáticas, suas dores reais ou imaginárias, seus monstros noturnos e suas querências também, que a alma do ser humano é povoadinha de quereres do que não se pode.
E esse texto é só pra dizer:
Facebobo, me desculpe, mas elegi você meu psicanalista oficial e predileto...
Até porque ainda não me cobra as consultas, e isso faz toda a diferença, enquanto me ouvir de graça, aliviar os sintomas, e não espalhar pra ninguém o que conto em segredo público, continuarei com meu horário marcadinho. Correto?
Bem, se bom pra você, bom pra mim também, e estamos conversados, até a próxima consulta nesse mesmo horário.
Não se atrase, por delicadeza.
[elza fraga]
ainda sem sair pra ver o sol e clicar suas flores, mas quase em recuperação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário