sexta-feira, 21 de maio de 2010

NOSTALGIA


Hoje, quando passava perto da barraca de frutas na feira, escutei o grito do feirante:
-Tangerina, tangerina, olha as mais doces, as mais deliciosas e cheirosas tangerinas.
Engraçado, ou perdi a capacidade cheiratória ou o fulano estava querendo me vender gato por lebre.

Lembrei do cheiro de tangerina que invadia os narizes da minha infância, era quase impossível não roubá-las do cesto e ir comê-las escondidas atrás do muro, nos fundos
da casa, esconderijo secreto que a mãe ainda não havia descoberto.
Ela só sentia a rapidez com que o cesto mostrava o fundo.
Fazia uma careta engraçada de ponto de interrogação, enquanto a molecada fazia cara de paisagem.
Aliás, tangerina nada, era mexerica!
Assim a chamávamos, não sei se  este era [ou é] o nome certo da fruta
ou se éramos por demais íntimos dela.

E isso me trouxe uma nostalgia resgatada lá dos idos e passados tão remotos
que já os considerava perdidos no id, que é pra onde eu jogo sempre o que
não quero lembrar mais é nunca!

E me deu uma gana, uma vontade quase incontrolável de voltar à feira toda,
pegar a faca do vendedor de melancias bem ao ladinho das tangerinas,
e picotar aquele homenzinho gritador que oferecia o que não podia vender
por pura falta de estoque:
O cheiro bom da minha infância.

(Elza Fraga)

3 comentários:

  1. Pobre do vendedor, mas quem mandou entrar de gaiato nas suas memórias, né? rs...

    Beijo sabor tangerina/mexerica para vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larinha, você que é mais [bem mais, rsrs!]
    moderna que eu, sabe me responder esta pergunta:
    Tangerina ou mexerica?
    Rsrsrs
    Bitokitas, e brigadim por estar sempre presente, vc é uma amiga presente que me mandaram lá de riba, rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, para mim, são duas frutas diferentes, rs, mas o gosto parece muito. Mas deixa para lá, posso estar falando besteira. De qualquer forma, o aroma das duas é forte, de bater na memória e ficar =).

    E quem foi presenteada fui eu em ter te conhecido, flor!

    Beijo.

    ResponderExcluir